Origem

Francisco José Carvalho, nascido na Cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Filho de José Nepomuceno Carvalho e Laura Ferreira Carvalho. Desde pequeno vivenciou a dura realidade de meeiro nordestino. Sempre acompanhou seus pais e demais irmãos na cultura de lavouras de subsistência.

A dura realidade vivida pela família fez com que seu pai deixasse Pacajus e viesse para São Paulo em 05 de outubro de 1978, a fim de buscar melhores condições de vida. Suas duas irmãs mais velhas vieram em seguida, no início de 1980, sendo que Francisco veio depois com sua mãe e demais irmãos em maio de 1981.

 Em São Paulo, o desafio de vencer

Chegando a São Paulo, a realidade não foi muito diferente daquela existente em Pacajus. Todavia, era preciso vencer os desafios da Cidade grande. Na realidade Francisco era apenas uma criança contando com menos de 11 (onze) anos de idade.

Para sobreviver na nova Cidade, Francisco começou, a exemplo da condição de filho de meeiro, a trabalhar para ajudar a família. De início se dedicou aos biscates, vendendo lanches, quando no mais das vezes recolhia ferro-velho para vender. Logo no início do ano de 1982, começou a trabalhar como engraxate em Santo Amaro, especificamente na Praça Floriano Peixoto. Essa atividade, Francisco exerceu até janeiro de 1989.

 Da Formação Intelectual

Francisco José Carvalho sempre estudou em escola pública, formou-se no antigo segundo grau e ingressou nas Faculdades Metropolitanas Unidas, hoje Universidade Metropolitanas Unidas – UniFMU, em março de 1993.

Concluiu o Curso de Direito em 1997. Cursou Pós-graduação em Direito Civil no ano de 2001, Pós-Graduação de Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo em 2003. Cursou mestrado em Função Social do Direito, de 2005 a 2007 na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP, sendo um dos 20 (vinte) alunos da primeira turma.

 Da Defesa da Dissertação de Mestrado

Em 24 de junho de 2007, Francisco José Carvalho defendeu a Dissertação de Mestrado, intitulada “Função Social da Propriedade”, cuja banca examinadora foi composta por: Presidente e orientador: Professor Doutor José Manoel de Arruda Alvim Netto, Professor Doutor José Guilheme Braga Teixeira e Professora Doutora Tânia Mara Ahaualli, que conferiram a Francisco José Carvalho, a nota 9,5 e o título de Mestre em Direito: Função Social do Direito.

Professor da Uniban-Brasil

Atualmente, Francisco é Professor da Universidade Bandeirantes de São Paulo-Uniban-Brasil, nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Especial (Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Previdenciário etc), tendo ainda lecionado Filosofia do Direito e Direito Internacional.

 Livros publicados

É autor dos Livros: Perspectivas Contemporâneas do Direito (2008), Curso de Direito Ambiental (2010) e Teoria da Função Social do Direito (2011).

Destaque Profissional

Advogado, professor e pesquisador Francisco José Carvalho se destaca entre outras vertentes, por ser alguém comprometido com as questões contemporâneas de seu tempo, procurando investigar as razões e os motivos determinantes da existência, da finalidade, da aplicabilidade e da concretude das normas jurídicas.

É um profissional preocupado com a solução dos conflitos sociais, daí porque se ocupou nos últimos anos em formular uma teoria científica que almeja a solução dos conflitos sociais, tanto na esfera judicial como extrajudicial.

Outras funções

Além de escritor, pesquisador e professor, desde 05 de julho de 1988 trabalha na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. Exerce a advocacia há 12 (doze) anos, trazendo as questões práticas para a cientificidade do direito e apontando algumas soluções para os grandes problemas jurídicos do nosso tempo.